ESEC de Pirapitinga
MG

estatísticas da área

Espécies registradas::
28
Espécies com foto:
28
Espécies com som:
0
Total de registros:
56
Total de fotos:
56
Total de sons:
0

primeiros registros fotográficos

juriti-pupu
Fernando B. Silva
canário-do-mato
Fernando B. Silva
jacurutu
Fernando B. Silva
sebinho-de-olho-de-ouro
Fernando B. Silva
gavião-caboclo
Fernando B. Silva
Áreas de Observação

Estação Ecológica de Pirapitinga

A Estação Ecológica de Pirapitinga está localizada no estado de Minas Gerais, no leito do rio São Francisco. Criada julho de 1987, ela corresponde a uma ilha artificial, criada pela Usina Hidrelétrica de Três Marias. Foi criada no intuito de preservar uma amostra do bioma Cerrado, em todas as suas fitofisionomias, assegurando os processos sucessionais; contribuir para a manutenção da viabilidade ecológica de populações de fauna e flora associadas à ilha, em longo prazo, proteger as espécies de flora ameaçadas de extinção no Estado de Minas Gerais, como a sucupira-branca Pterodon emarginatuse o baru Diptera alata; assegurar a proteção dos ambientes necessários à reprodução do jacaré-do-papo-amarelo Caiman latirostris e do anfíbio Ameerega flavopicta, são alguns dos objetivos da unidade de conservação.

História

A estação ecológica é resultado do barramento do rio São Francisco no represamento de Três Marias, e a data de criação da EsEc é de julho de 1987.

Existe um pequeno alojamento destinado à apoio a pesquisa na face oeste da ilha ; por ser uma unidade de conservação integral, não existe visitação pública do espaço, logo , tão pouco existe alguma estrutura de comércio ou afins.

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências